As Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Urchin), ou simplesmente UTM, são tags que você adiciona ao final de sua URL para fazer um rastreamento toda vez que houver algum clique nelas. Elas fazem com que seja possível mostrar os resultados específicos da origem do tráfego em relação àquela URL. São amplamente utilizadas para trackear a eficácia de campanhas e lançamentos de marketing online em fontes de tráfego pago ou orgânico. Existem 5 parâmetros de UTM:
Campaign (Campanha);
Source (Fonte);
Medium (Meio);
Content (Conteúdo);
Term (Termo).
Sendo assim, uma URL com parâmetros UTM é uma URL de página de captura que foi alterada para incluir informações adicionais para permitir futuras análises, como no exemplo abaixo:
Exemplo de URL padrão de página de captura:
www.leadtracker.com.br/Exemplo de URL com Parâmetros UTM:
www.leadtracker.com.br/?utm_source=instagram&utm_campaign=lancamento01&utm_medium=
bio&utm_content=bioleadtracker
O início da URL é o mesmo para os dois exemplos, mas a URL com Parâmetros UTM possui novas informações anexadas ao final. Ambas URLs levam à mesma página, a única diferença é que plataformas como o Google Analytics e a Lead Tracker agora podem atribuir dados de campanha de marketing com base nas informações dos parâmetros UTM na URL. Esta é a informação que a Lead Tracker usará para organizar seus dados em seus relatórios analíticos.
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
Se 10 leads clicarem no Link 1 acima (sem UTMs) e se inscreverem na página de captura, não será possível saber a origem ou o contexto que esses 10 leads vieram. O email desses leads são registrados sem informações adicionais. Agora, imagina que outros 10 leads clicaram no Link 2 acima (com UTMs) e se cadastraram na página. Seus emails serão enviados à Lead Tracker com essas informações de UTMs e, dessa forma, será possível ver futuramente em seu painel que essas 10 pessoas chegaram na sua página através do:
Instagram (utm_source=instagram);
Através da bio da Lead Tracker (utm_content=bioleadtracker)
Na campanha do Lançamento 01 (utm_campaign=lancamento01).
Assim as URLs parametrizadas são essenciais para calcular corretamente as impressões, visitas e leads para campanhas de marketing. Sem as UTMs não há possibilidade de rastrear a origem dos leads.
QUAIS SÃO AS SUGESTÕES DE USO PARA CADA PARÂMETRO?
1. UTM_Campaign (Campanha)
Este é o nome ou slogan da sua campanha. É muito importante padronizar um único nome por lançamento para que todos os esforços de marketing da campanha possam ser reunidos. Se sua campanha abrange várias origens e mídias, você deve usar o mesmo nome de campanha para rastrear o desempenho da mesma em todas as plataformas.
Convenções de nomenclatura sugeridas:
black-friday-vendas-2017
black-friday-vendas-out-2017
Costuma-se adicionar um ano e o mês para campanhas.
2. UTM_Source (Fonte)
Retorna o nome onde vem o tráfego. Sendo possíveis fontes de anuncio, mecanismo de busca, site ou publicação:
linkedin
facebook
google
Para campanhas de e-mail, seja claro sobre a origem da lista:newsletter-list-paid
email-promo
3. UTM_Medium (Meio)
Indica qual canal de marketing direcionou um visitante para seu site:
e-mail
cpc
display
social
mala-direta
Ou você pode utilizar para diferenciar entre os públicos:
engajamento_30d
engajamento_90d
captacao
4. UTM_Content (Conteúdo)
Descreva o texto publicitário que direciona os compradores ao seu site. Use este campo para diferenciar as frases de chamariz na mesma página ou em testes A / B. O campo também pode ser usado para mostrar o anúncio diferente tamanhos de banner. Dessa forma, você pode saber qual versão é mais eficaz.
demonstração-grátis
clique-aqui-botão-de-cima
clique-aqui-botão-de-baixo
recompensa-de-verão-300x250
recompensa-de-verão-600x250e
5. UTM_Term (Termo)
Não obrigatório mas pode ser usado para identificar a palavra-chave que leva os compradores.
Insira o tema da palavra-chave que está direcionando os visitantes de um anúncio.
DEVO UTILIZAR UTM ANTES OU DEPOIS DO LANÇAMENTO?
Antes! Sempre antes!
As UTMs só são trackeáveis quando o link da sua página de captura ou anúncio no qual seus leads clicarem estiver devidamente parametrizado. Por isso, é importante definir os termos para as UTMs (principalmente a utm_campaign) e preparar os links antes de publicar os anúncios nas plataformas e divulgar por meio das mídias sociais ou ferramenta de disparo de e-mails.
DICAS PARA UMA BOA UTILIZAÇÃO DE UTMS
✓ Mantenha uma convenção de nomenclatura consistente
Nomes de tag padronizados tornarão as análises futuras mais fáceis e eficazes
✓ Evite utilizar espaço, acentos gráficos ou caracteres especiais
Remova (ç, %, /, &, *, $, ?,!) dos nomes das suas UTMs. Além disso, utilize hífen no lugar dos espaços para substituir os espaços entre as palavras
✓ As UTMs são “case sensitive”
Elas fazem diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. Por isso, os Gestores de Tráfego costumam optar pelas letras minúsculas. Mas caso você utilize letras maiúsculas também, esteja sempre atento para manter o mesmo padrão.
✓ Não crie redundâncias entre os parâmetros
Utilize-os de forma estratégica sem repetir informações entre eles. Exemplo: ao invés de utm_source=facebook-stories&utm_medium=facebook-post&utm_content=imagem-facebook, utilize utm_source=facebook-stories&utm_medium=post&utm_content=imagem-13-out-2020.
✓ Simplifique a UTM
Não é necessário escrever longas frases e ser super descritivo, pois quanto mais compridas forem suas UTMs, maiores serão as chances de você errar algum caracter na hora de replicar as UTMs entre seus anúncios. Mantenha uma lista de todas as URLs de monitoramento de campanha em uma planilha como um guia. Usando o Criador de URLs da Lead Tracker, você consegue exportar toda sua lista de URL com seus devidos parâmetros.
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de Suporte através do e-mail: suporte@leadtracker.com.br ou chat online.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo